Vendas Diretas
A venda direta, também conhecida como venda porta em porta é aquela feita de pessoa a pessoa, individualmente ou em reuniões de pequenos grupos.
Uma de suas variações é a “venda em rede” que também é conhecida como MMN (Marketing Multi-nível ) ou marketing de rede. Dentre os sistemas de vendas diretas este é o mais popular do mundo.
A Direct Selling Association (DSA) é o organismo internacional que regulamenta a venda direta no mundo. De acordo com dados desta entidade a venda direta movimentou US$ 97 bilhões de dólares em 2004 por meio de mais de 55 milhões de vendedores. Este sistema existe a pouco mais de 150 anos e está presente em mais de 100 países.
No Brasil a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta) é o organismo que tem como missão a valorização da venda direta, através da divulgação dos códigos de conduta no que diz respeito a consumidores, vendedores diretos e as empresas.
A ABEVD é Membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA) organização que congrega todas as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo, e tem entre seus objetivos a promoção dos mais elevados padrões de atuação entre vendedores diretos em todo o mundo e o intercâmbio de informações entre seus membros.
Estatísticas
O mercado de vendas diretas no Brasil é um dos maiores do mundo (R$: 4 Bilhões em 1997) ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Os dados oficiais indicam que 1,1 milhão de pessoas trabalham vendendo os mais variados produtos, sendo que este número pode subir para 4 milhões devido à informalidade do mercado. Analisando os números acima pode-se perceber que este é um segmento atrativo para milhões de pessoas que buscam um rendimento extra, uma maneira de sustentar a família e mesmo plena realização profissional, fugindo das vagas em empregos tradicionais, que além de estarem cada dia mais difíceis, tendem a exigir uma quantidade de tempo e dedicação que muitas pessoas não podem dispor. Além disso, em vendas diretas existem oportunidades fantásticas de ganhos mensais que podem chegar até dez mil reais, fato que por si só já um chamariz.
Claro que somente uma parcela do enorme volume de pessoas deste mercado chega a ganhar tanto agora, o que posso garantir é que você também pode chegar lá, melhorando, treinando, se aperfeiçoando e principalmente acreditando em seu potencial.